O uso do blog como auxílio no ensino da matemática


Por meio desse texto irei expressar minha opinião a respeito de como os blogs podem auxiliar um professor no ensino da matemática. Com base em pesquisas feitas na internet e em artigos lidos, pude concluir que o uso de tecnologias digitais, em especial o blog, pode ser de grande importância nessa questão, pois como já atuo como professor, tenho observado que os alunos estão cada vez mais envolvidos com tecnologias em geral e estas estão cada vez mais acessíveis a maioria. É perceptível também, que alguns dos motivos pelos quais os estudantes estão cada vez menos interessados ou com dificuldade na disciplina, são as formas que os professores abordam e a metodologia da aula, como já foi citado no questionário que fiz e postei aqui anteriormente.

Sabendo disso, o professor pode se esquipar dessas ferramentas tecnológicas digitais para diminuir a distância entre ele e os alunos, assim somo ajudar no sucesso dos mesmos em sua disciplina. O blog, por ter fácil acesso e ser bastante prático, torna-se uma das ferramentas mais viáveis para que isso possa ser possível.

Através do mesmo o professor poderá postar: listas de exercícios de níveis mais baixos até mais avançados sobre o conteúdo, e pedir para que lhe enviem o resultado por e-mail ou outro meio, para que assim possa ter ideia de como está o nível da turma e saber uma boa forma de prosseguir com o conteúdo programático da melhor maneira possível, sem prejudicar ninguém; resultados de provas ou trabalhos com observações detalhadas, para que o aluno possa ter consciência de onde está seu erro, e assim, não o cometer novamente; vídeos didáticos sobre o que foi trabalhado na sala de aula, para aqueles que ainda estiverem com dúvidas; desafios de matemática, relacionados ou não, ao que foi tratado em classe, para descontrair ou para dar pontos extras àqueles que comentarem as respostas corretas, etc.

Essas são algumas aplicações do blog como auxílio no ensino da matemática, de acordo com cada professor podem surgir muitas outras aplicações.

Assista o vídeo abaixo.




















Comentários

  1. Olá, Igor.
    Essa é mais uma postagem que você escreveu muito bem, sempre se atentando para usar corretamente as palavras e além disso mostrando que você fez leituras antes de escrevê-lo.
    Seu vídeo também está muito bom, é perceptível que você estudou para gravá-lo. Além disso, você tem uma boa dicção.

    ResponderExcluir
  2. Dei valor, Ígor. Opinião bem construída. Bem argumentada no texto escrito e também no vídeo. Além de tudo que a Renata já mencionou, cito apenas que - pelo menos aqui - o áudio ficou baixinho. Ah, e que bom que você procura fazer uso daquilo que diz acreditar. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação Latex: Análise Combinatória

Usando funções matemáticas da planilha do Google (Análise)