Questionário sobre a matemática no cotidiano e na escola

Olá, através do seguinte post, irei expor os resultados referentes ao questionário realizado com pessoas que recentemente concluíram o ensino médio. A pesquisa tem como objetivo obter informações a respeito da relação que o referido público mantém com a matemática e inteirar-se a cerca de suas opiniões pessoais sobre a disciplina após o término do ensino médio.
Os canais utilizados para que a pesquisa atingisse tal público foram redes sociais, tais como: whatsapp e Facebook.
 A parcela dos recém formados no ensino médio, foi escolhida pois estes estão na fronteira entre a vida escolar e a realidade fora dela. Desta forma, obedecem ao perfil requerido pelo questionário.

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Na sua opinião, como está o seu nível de conhecimento na área de matemática atualmente?. Número de respostas: 25 respostas.

Através dos resultados obtidos, nota-se que a grande parte (40%) do público detém um conhecimento mediano em relação a matemática. Observa-se também, que uma parcela significante dos entrevistados ainda se consideram de nível "ruim", o que é muito preocupante, pois percebe-se que os alunos estão concluindo o ensino médio cada vez mais carentes na área.


Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Com que frequência você acha que precisa  usar a matemática no dia-a-dia fora do ambiente escolar?. Número de respostas: 25 respostas.

Nota-se, que boa parte do público reconhece a relevância da matemática no cotidiano e admite utilizá-la frequentemente fora do ambiente escolar.

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Na sua opinião, qual a importância da matemática no mundo atual?. Número de respostas: 25 respostas.



Percebe-se, todos os entrevistados reconhecem a relevância da matemática no contexto global.


* Foi questionado também a respeito de suas experiências durante esse período, como seria um professor ideal e o porquê da falta de interesse e dificuldades nessa disciplina. As respostas foram diversas.
Em suma, nota-se que a carência nessa área deve-se ao fato da falta de motivação dos alunos. Isso ocorre, segundo eles, por vários motivos, tais como: falta de didática dos professores, a metodologia de ensino e o modo de abordagem.
Portanto, um professor ideal seria aquele capaz de suprir essas dificuldades de forma atrativa aos alunos.

Obrigado!


















Comentários

  1. Parabéns pela postagem, Igor!
    Você escreve muito bem, o que deixa o seu texto mais interessante e prende a atenção dos leitores do seu blog. Trazer os prints da tela foi bem interessante, pois assim pode-se perceber quantas pessoas participaram do seu questionário e mostrou que você seguiu a "regra" quanto a isso, já que o público alvo deveria ser entre 15 e 25 indivíduos.
    No questionário todo são apenas 4 perguntas? Não teria que ser entre 5 e 10 itens?
    Além disso, senti falta do link para ir para o seu questionário.
    No mais, está ótimo, tenho certeza que você vai evoluindo a cada postagem.
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação Latex: Análise Combinatória

Usando funções matemáticas da planilha do Google (Análise)